09
abr 2023
Commander 500 Guilda Geek Games
Commander 500
Sejam bem vindos ao nosso primeiro C500!
Aqui neste post você verá tudo sobre como será nosso torneio Commander 500 que realizaremos no dia 23/04!
Informações de data, horário, formato, número de vagas e outras informações
Nosso Primeiro torneio de Commander 500 será realizado no dia 23/04/2023 na Guilda Geek Games, neste, estamos em parceria com a Gatherer TCG e também com a Dragon Skin.
Nosso torneio Possui 16 vagas no total e terá início às 13:30hrs e será realizado no formato de mesão de 4 pessoas onde todas as pessoas do mesão pontuarão de acordo com suas colocações. Além disso teremos um tempo limite para cada uma das rodadas (Vide setor de sistema).
O campeonato seguirá a banlist de comandantes da Wizards, e você também poderá fazer um acompanhamento da lista exata pela guia de Decks nesta postagem.
Como se trata de um mesão de duelo, entendemos que muito de o que é jogado e feito até mesmo em deck building envolvem politicas durante a gameplay, será permitido conversas moderadas durante a mesa.
Cada rodada terá duração máxima de 1:30hrs e funcionará em um sistema de pontuação no mesão onde todos os jogadores terão seus pontos creditados de acordo com o resultado da partida após o final da rodada (vide sessão “Sistema”).
Sobre a data do torneio e das datas de entrega das listas
O torneio será realizado no dia 23/04 (Domingo) a partir das 13:30 horas e as listas deverão ser enviadas ao ADM Frango até dia 20/03 que irá verificar o valor dos decks e aprovação das listas até o dia do torneio.
Se em qualquer momento desde a data dessa postagem até o dia do torneio, a lista estiver dentro dos 500R$ sem contar o valor do comandante, o deck será válido para jogar o campeonato.
Para evitar problemas com variação de valores, não serão permitidas quaisquer cartas lançadas na coleção Marcha das máquinas.
O jogador deverá construir a lista do deck no sistema da Liga, e enviar o link no WhatsApp do Adm FRANGO (11)949788024.
Sobre o sistema de pontuação, mecanicas de tempo e rodadas.
O sistema do mesão será realizado por pontos distribuídos, onde as rodadas serão construídas com base no sistema suíço, como não existe um sistema pré criado para um suíço de mesão, as rodadas serão montadas manualmente pela Guilda.
Para que seja melhor entendido, o sistema suíço será toda a base de construção de rodadas do mesão e critério de desempate usado será o Buchholz Total.
Como o sistema suíço prevê apenas partidas de 1x1, ele fornecerá toda a base do sistema de emparelhamento e pontuação, mas para que seja realmente justo, desconsideraremos o fator de que os adversários não puderam se enfrentar mais de uma vez ao longo das rodadas, dessa forma priorizaremos a questão da pontuação dos jogadores.
O mesão premiará o vencedor da disputa com 9 pontos, o segundo lugar fará 6 pontos, o terceiro lugar fará 4 pontos e o último colocado pontuará apenas 1 ponto.
Dessa forma teremos 20 pontos distribuídos para cada mesão a cada rodada. Em caso de o tempo da rodada se esgotar e não houver ainda um resultado consolidado para a rodada, não será permitido inserir quaisquer outro trigger a pilha e também não será desencadeada nenhuma nova habilidade, a rodada será imediatamente encerrada resolvendo completamente a pilha atual até seu final.
Caso esteja na etapa de combate, e as criaturas já estiverem declarado ataques, será permitido que os jogadores defensores declarem seus defensores e a partir disso será calculado todo o dano reduzido pela metade arredondado para baixo, não será permitido em nenhum desses momentos inserir novas habilidades ou triggers sejam ativados ou desencadeados a pilha.
Caso após essas situações acima sejam finalizadas e não haja todos os vencedores ou perdedores definidos na rodada, a pontuação total do mesão será dividida pela metade e distribuída igualmente entre os demais jogadores.
Caso algum dos jogadores conjure cartas que “ Ganhem o jogo”, os demais jogadores da mesa continuarão a mesa até que as demais classificações sejam definidas.
Jogadores de combo que ganham removendo completamente a vida ou o decô dos demais jogadores deverão realizar seus triggers até o final, com o objetivo de definir um resultado consolidado de posicionamento no mesão.
EXEMPLO DE PONTUAÇÃO
Caso um jogador cumpra uma condição de GANHE O JOGO, o mesmo escalará 9 pontos a seu placar, restando 11 pontos ao restante da mesa. Dessa forma, se esgotar o tempo da rodada e não houver demais colocações definidas, tais 11 pontos serão reduzidos a metade (5 pontos) e distribuídos igualmente aos demais 3 jogadores da mesa (1,6 pontos para cada)
O mesmo ocorre em caso inverso, caso apenas uma pessoa seja derrotada, a mesma sairá da disputa com 1 ponto, restando 19 pontos ao restante da mesa. Dessa forma caso até o final do tempo não sejam definidas demais colocações, tais 19 pontos serão reduzidos pela metade (9 pontos) e serão distribuídos igualmente entre os demais jogadores da mesa (3 pontos para cada).
O mesmo sistema será seguido para quaisquer situação de final de tempo sem colocações definidas no mesão.
Sobre seu deck, construçao, entrega de lista e alterações.
Os Decks devem ser construídos de forma onde tenham um custo máximo de R$500,00 sem contar o valor do comandante e dos terrenos básicos.
A Cotação do deck será feita entre o dia 20/03 (entrega da decklist dos players ao ADM Frango) até o dia 23/04 (data do torneio)
Não será possível alterar qualquer carta da lista do deck após a aprovação do deck.
Banlist (Oficial da Wizards)
* Ancestral Recall
* Balance
* Biorhythm
* Black Lotus
* Braids, Cabal Minion
* Channel
* Chaos Orb
* Coalition Victory
* Emrakul, the Aeons Torn
* Erayo, Soratami Ascendant
* Falling Star
* Fastbond
* Flash
* Gifts Ungiven
* Golos, Tireless Pilgrim
* Griselbrand
* Hullbreacher
* Iona, Shield of Emeria
* Karakas
* Leovold, Emissary of Trest
* Library of Alexandria
* Limited Resources
* Lutri, the Spellchaser
* Mox Emerald
* Mox Jet
* Mox Pearl
* Mox Ruby
* Mox Sapphire
* Panoptic Mirror
* Paradox Engine
* Primeval Titan
* Prophet of Kruphix
* Recurring Nightmare
* Rofellos, Llanowar Emissary
* Shahrazad
* Sway of the Stars
* Sundering Titan
* Sylvan Primordial
* Time Vault
* Time Walk
* Tinker
* Tolarian Academy
* Trade Secrets
* Upheaval
* Yawgmoth’s Bargain
Premiação, participação e preço aos jogadores
Todo o valor arrecadado será convertido em participação e premiações, teremos um playmat exclusivo desenvolvido pelo nosso artista Adriano entregue ao Top 1 do campeonato, além de GGmas distribuídas ao top 3 (ou 4).
Cada player terá GARANTIDO 5 GGmas de participação os quais serão incluídos no sistema da Liga para serem resgatados em produtos cadastrados em até 6 meses.
O valor total de premiação será de 35GGmas por player convertido ao pote do top (valor sujeito a alteração de acordo com o número de participantes). Ou seja, dos 50R$ re inscrição, 5 é destinado a participação de todos e 10 fica destinado ao Playmat.
Dessa forma temos:
1 - 50% do pote;
2 - 35% do pote;
3 - 15% do pote;
OU Caso tenhamos os 16 players
1 - 50% do pote;
2 - 25% do pote;
3 - 15% do pote;
4 - 10% do pote.
Considerações
As regras de pontuação final e de tempo foram aplicadas para incentivar os jogadores a pensar e fazer suas jogadas de forma mais rápida, tornando o jogo flúido para todos, apesar da conversação estratégica, sabemos que o tempo é muito mais que o suficiente para que as rodadas aconteçam dentro do esperado.
Vale lembrar que se trata de um torneio com premiações, então não serão toleradas jogadas irregulares, nem mesmo voltar jogadas uma vez que cartas já foram reveladas (o simples ato de gerar mana poderá ser desconsiderado para o caso de nenhuma carta ser revelada).
As penalizações serão semple aplicadas de acordo com os mais experientes jogadores, além dos próprios lojistas, teremos jogadores experientes na loja como os administradores da Gatherer para tirar dúvidas.